09
Dezembro
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Fuja da Hipertensão Arterial: cuidados simples para prevenir e controlar.

Imagem: Freepik/A2R Benefícios


De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a condição atinge um quarto da população adulta no Brasil e é responsável por 80% dos derrames e 40% dos infartos ocorridos no Brasil. Os números são assustadores e não devem ser subestimados. É necessário prestar atenção e tomar cuidado para que a doença não traga complicações maiores à sua saúde.

Trazemos aqui algumas dicas para cuidar e reduzir as chances de ser acometido pela hipertensão.

• Procure acompanhamento médico: Pessoas hipertensas devem consultar um cardiologista a cada seis meses. Já pessoas com pressão normal devem ir ao profissional uma vez por ano. Tenha em mente que, mesmo pessoas que tiveram pressão arterial normal durante toda a vida podem desenvolver a doença quando mais velhos. Beneficiários de planos de saúde têm mais acesso e facilidade em prevenir e tratar a doença com médicos especializados.

• Remédio? Só se o médico mandar! Nunca, em hipótese alguma, se automedique. Siga sempre as orientações do médico.

• No stress, yes saúde Estresse e ansiedade podem causar picos de pressão alta. Procure separar um tempo para fazer o que você gosta e com pessoas que lhe façam bem. A ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra é fundamental. Cuide do seu corpo começando pela cabeça.

• Não pare de se mexer A prática de _atividades físicas _regulares melhora a circulação sanguínea e aumenta a oxigenação das células, fortalecendo seu coração. O ideal é procurar fazer atividades de quatro a cinco vezes por semana por um período de 40 minutos diários.

• Comer bem é viver bem Uma alimentação saudável, acompanhada por um nutricionista, é fundamental para melhorar a sua saúde. Procure aumentar a ingestão de alimentos naturais como frutas, legumes e verduras e reduzir o consumo de alimentos cheios de sódio, gordurosos e industrializados. Lembrando que a melhor opção é procurar um nutricionista que poderá fazer um plano alimentar específico para você.

• Verificar e controlar: Faça medições regulares para controlar a qualidade da sua pressão. O desejável para uma pessoal saudável é que a medição se mantenha em 12/8. É considerada ainda normal a pressão 13/8,5 e limítrofe a pressão entre 13-13,9 por 8,5-8,9, neste último caso já é necessário prestar mais atenção e procurar ajuda médica.

• Fumar pra quê? Entre as diversas doenças decorrentes em consequência do tabagismo está justamente a hipertensão arterial.

• Menos álcool, mais saúde Estudos mostram que pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso têm maior chance de contrair hipertensão arterial sistêmica em relação aos consumidores leves ou abstêmios.

Estas dicas simples podem ajudar você a controlar sua pressão para fugir da hipertensão e aumentar sua qualidade de vida.

Mas, atenção: As informações e dicas neste post não substituem, em hipótese alguma, a necessidade de consultar seu médico regularmente.

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Fontes: Sociedade Brasileira de Hipertensão, Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)