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Dezembro
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Programa de Assistência ao Empregado: O que é e o como ele vai ajudar a sua empresa.

Imagem: Freepik/A2R Benefícios


O Programa de Assistência ao Empregado (PAE) é um serviço de bem-estar e qualidade de vida oferecido por empresas para auxiliar na resolução de problemas legais, pessoais e financeiros de seus trabalhadores e familiares.

O programa traz ao funcionário benefícios como gerenciamento de afastados, com orientação sobre benefícios e informações sobre a reintegração, e orientação social – auxiliando na saúde emocional e em situações complexas.

O empregado pode contar ainda com orientação psicológica, jurídica e financeira, auxiliando no planejamento e gestão de dívidas, além de consultoria previdenciária.

Para o trabalhador, esta é uma oportunidade de aliviar o estresse gerado por situações rotineiras como ansiedade, depressão, vícios em drogas ou álcool ou problemas financeiros, legais familiares ou conjugais.

O acesso a estes serviços e orientações tem por objetivo a melhoria na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, trazendo, desta forma, benefícios também para a empresa, já que um profissional bem assistido na resolução de seus problemas pode se concentrar e se dedicar com melhor empenho aos seus serviços.

Os pilares do PAE

Embasado na ideia de que funcionários satisfeitos aumentam a produtividade da empresa, o Programa de Atendimento ao Empregado se apoia em três principais pilares:

Bem-estar mental: A redução dos problemas de ordem psicológica afeta diretamente o rendimento dos colaboradores.

Saúde física: Sedentarismo e obesidade ocasionam dores e dificuldade de locomoção, bem como aumentam a incidência de doenças. O PAE incentiva a realização de atividades físicas e oferece assistência médica preventiva para estes fins.

Equilíbrio financeiro: Um dos principais problemas para os trabalhadores brasileiros é o endividamento. Esta situação aumenta as preocupações do colaborador, trazendo o risco de causar depressão e ansiedade.

O Programa de Assistência ao Empregado tem como objetivo ajudar os colaboradores a equilibrar a vida profissional e pessoal. Buscando atingir esta finalidade em caráter preventivo.

Trabalhando com materiais de divulgação, conteúdos referentes a bem-estar, articulação com políticas de saúde, promoção de palestras de orientação aos empregados, entre outros meios, diversos benefícios são alcançados para a empresa que opta pelo serviço, como:

  • Aumento da produtividade
  • Crescimento da motivação e do engajamento
  • Identificação precoce dos problemas
  • Prevenção ao surgimento de problemas e doenças
  • Melhoria do bem-estar e qualidade de vida
  • Aumento da retenção de talentos
  • Equilíbrio no clima organizacional, diminuindo conflitos entre colaboradores
  • Redução nos índices de absenteísmo e rotatividade

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