Julho
Seu plano de saúde cobre vacinas?

Apesar de as vacinas serem oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente, em épocas de surtos e campanhas de vacinação é comum que se formem grande filas com longa espera para receber a imunização. Por causa disto, é comum os beneficiários de planos de saúde se perguntarem se a operadora não deveria cobrir vacinas para que não seja necessário pagar, ou depender do sistema público.
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é opcional aos convênios médicos oferecerem ou não o sistema de imunização. Ou seja, não há obrigatoriedade de cobertura para a maioria das vacinas. Para saber se o seu plano cobre a aplicação de vacinas em rede particular é necessário verificar se a informação consta no seu contrato ou entrar em contato com a central de atendimento da operadora.
Quem deve ser vacinado? A resposta é simples e direta: TODOS precisam de vacina.
Apesar de muitos acreditarem que somente crianças, bebês ou grupos de risco para determinadas doenças precisam da imunização, é importante que jovens e adultos também recebam as vacinas necessárias.
Vacinas causam doenças? Não. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, vacinas não causam doenças. Pelo contrário, elas ainda são a arma mais eficiente contra enfermidades.
Tipos de Vacina São quatro os tipos de vacinas disponíveis no mercado, cada qual com suas aplicações específicas:
- Inativa - produzida com bactérias ou vírus mortos por processo químico;
- Atenuada - composta por bactérias ou vírus vivos, mas que não têm capacidade de causar a doença por serem enfraquecidos;
- Combinada - que possui antígenos para mais de um agente infeccioso;
- Conjugada - que utiliza agente patogênicos para obter resposta do sistema imunológico.
Fonte: Idec (https://bit.ly/389tuEr)